Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

RIP Eric Rohmer



Foi com natural entusiasmo que assisti durante este período de ferias natalícias um documentário na RTP2 em que pude ver grande parte dos trailers da obra de Éric Rohmer seguida de algumas entrevistas. Fiquei curioso de conhecer melhor o realizador especialmente pela sua ligação como critico aos Cahiers du Cinema e como realizador aos restantes realizadores da Nouvelle Vague em que nomes como Rivette, Godard e Truffaut o viriam certamente como um ancião respeitoso pela sua idade mais avançada.
Por este motivo foi com um misto de choque e surpresa que recebi a noticia da morte do mesmo na passada segunda – feira, o facto de não conhecer ainda bem a sua obra será razão pelo qual não ficarei triste mas fiquei quase incrédulo com a coincidência que foi de facto a RTP 2 ter passado de forma premonitória aquele documentário dias antes da sua morte.
Diz-se de Éric Rohmer que este antes de se dedicar ao cinema, foi um escritor “falhado”. Não sei se assim será…já o próprio Godard dizia o mesmo de si próprio, o que é certo é que quando vi pela primeira vez Ma nuit dans chez Maud (1969) senti essa peculiar riqueza da narrativa e sensibilidade apenas ao alcance de um bom contador de histórias.



Sem comentários:

Enviar um comentário