Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Energia - som

Na Índia,como se sabe, utilizam-se os chamados mantras, tons simples, sílabas que facilitam a concentração no processo meditativo. Os mantras são como que recitações de formulas místicas que permitem evocar as forças das quais eles são o símbolo. O mantra hindu mais antigo é o OM.
Quando um corpo vibrante emite som, há energias em movimento. Quando um grupo improvisa musicalmente, a energia gerada circula entre os seus membros.
Este fenómeno pode ser perceptível quando se entra numa sala de concertos depois de concluída a apresentação. Não é necessário estar-se demasiado treinado para "sentir" essa energia, vibrações, que a partir do cenário, envolveram todos os participantes e ainda perduram no ambiente.
 É uma afirmação comum falar-se, por exemplo na música Reggae, em "boas vibrações", acerca disto recordo me num plano mais afectivo por exemplo do trauma de ver a minha mãe recuperar de um tratamento por quimioterapia, após uma doença cancerígena e do efeito animador e sensação de bem estar que provocava em nós sempre ouvirmos a música de Bob Marley e Peter Tosh.
 A fascinação ocorre no individuo quando se comoveu o inconsciente. O efeito produzido por uma série de sons nunca poderá ser totalmente explicado pela sua fórmula, pela pauta ou forma audível.



Sem comentários:

Publicar um comentário