Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Kradiolina Nicotine - o primeiro concerto


Foi um concerto em Lagos de uma das poucas bandas de culto que a cidade de Portimão teve, os Kradiolina Nicotine
Infelizmente, talvez por falta de motivação para se auto promoverem, nunca terão também passado de uma banda de culto apenas no universo das demo-tapes e das fanzines do underground nacional. Tivessem eles permanecido activos creio que poderiam até ter atingido níveis semelhantes a uns Bizarra Locomotiva ou a uns Mão Morta (isto falando apenas de duas de minhas referências pessoais a nível nacional).

Aproveito também para dizer que apesar do nome da nossa banda, tirando algumas das músicas mais conhecidas (Alma Mater,Opium, etc) nunca fui um grande fã de Moonspell.

Mas respeito-os apesar de tudo, a primeira vez que os ouvi foi numa compilação chamada A Birth of a Tragedy .Terá sido um dos vocalistas dos Bell Witch, uma banda dessa simpática vila de "metaleiros", São Bartolomeu de Messines, quem nos emprestou o Vinyl. 
E em que participaram igualmente vários nomes do metal nacional como os Shrine,Thormenthor ou Genocide



Penso que os Moonspell ainda durante uma fase bem inicial da carreira, terão inclusive chegado a tocar tanto em Messines como em Lagos se bem me recordo.
Concertos esses que não tive oportunidade de assistir por ser ainda bastante puto,mas recordo-me de rasgar um dos cartazes com os logos quase indecifráveis e de o levar para casa.

Em relação ao nosso nome, esse terá surgido apenas por causa de uma banda de Crust/Punk com o nome Wolfpack cujo o álbum se chamava Lycanthro Punk.


Mas voltando ao meu primeiro concerto a que assisti. 

Recordo-me que eles tinham dois vocalistas, sendo que um deles com o seu estilo mais à Jello Biaffra ficou-me na retina. 

Tenho pena que até mesmo dentro da cidade os KN só tenham sido realmente apreciados por uma geração mais velha que a minha. 

Vi,várias bandas como eles, passarem praticamente despercebidas durante anos a fio, parentes pobres de uma obscura cena algarvia mas sem por isso não deixar de estar cheia de talento e vivacidade. Recordo-me por exemplo dos Mad Lynn e dos Mudo as Maria em Faro ou dos já referidos obscuros Bell Witch em São Bartolomeu de Messines ( atenção por favor não confundir com os actuais Bell Witch que tocam funeral doom, muito mais populares certamente que estes alguma vez  terão sido) 
Da histórica cidade medieval de Silves, surgiram os Teasanna Satanna (uma das primeiras bandas que eu conheci em Portugal tocando Black Metal fora do circuito de Lisboa/ Porto ou seja o circuito dos F.N.I, Decayed,Morbid God ou Candle Serenade). 

Havia uma vertente mais psicadélica que me agradava neles e que me influenciou posteriormente de alguma forma, tornei-me mais próximo do primeiro vocalista, que actualmente é professor de história e lecciona em Lagos. 
E neles havia de facto inicialmente, essa procura por uma ligação histórica, por um certo passado pagão da nossa região algarvia, não havia apenas aquele "satanismo" desinformado que me parece por vezes demasiado habitual. 
Curiosamente alguns membros do T.S. formariam mais tarde Mystical com o Bob Sneijers (ex.Fungus, In tha Umbra) banda que sempre considerei como uma espécie de sequela de todas estas primeiras tentativas .

Foram bons tempos, os vividos entre vários concertos e festivais locais a que vinham  pessoas assistir de todas as partes do Algarve (desde V.R.S.A. até Sagres) para verem em escolas e outros locais improvisados,concertos de malta que por vezes mal sabia tocar, mas sentia-se um feeling genuíno, uma entrega única a tudo o que faziam.
Tudo apenas e só pelo convívio e amor à música.

De referir também, que redescobri algures um vídeo de um concerto deles com Mozart Meets Chaos, duas das minhas bandas outsiders preferidas no meio adolescente em cresci.
Faz-me bastante confusão como é que nenhuma delas tem sequer registos de concertos ao vivo no Youtube.

Espero poder corrigir essa lacuna em breve.




                                 

















Entretanto consegui descobrir o cartaz do dito concerto graças ao trabalho de pesquisa dos gestores da página Sci-FuzZ no facebook.










our revealed nightmares






our revealed nightmares

(where all evilness dwells)


I started to stumble ... to stagger
I could not breathe in 
anymore
 Rumbling thunders ...they batter
I could not believe it 
anymore
all mistaken 
possibilities
Unreal and unready 
dreads of night, yearn restlessly
through the quietness of this room, 
with candles burning
over swirls of incense
Holy water 
boiling red turning
weakening all lambs
through raging flames
of torturing pleasures
Heaven is now burning
aim no words here
in spite, no truth remains untold 
Heaven now burns
Shredded, beneath the deceitful ones
there's no souls to bargain
Through the ashes
Of all your broken dreams.





quinta-feira, 16 de julho de 2015

Nick Cave - The South Bank Show


Pelos motivos que todos já devem saber, o dia de hoje dedico-o ao Nick Cave. 
De resto não sei o que dizer mais perante uma noticia destas.



quarta-feira, 15 de julho de 2015

lendas fenícias (in india everything's fine)

Estranho poder o da música.


*Os sábios fenícios falavam-nos de "uma serpente com cabeça de gavião (cheio de graça),a qual, quando abre os olhos, enche de luz toda a extensão da terra primitivamente criada, se os fecha, surgem as trevas."













quinta-feira, 9 de julho de 2015

histórias sem história (la llorona)

Como em outras noites acabas de entrar em coma de pensamentos, entregas-te no espaço absoluto, a insónia agarrou-te de novo pela garganta...há um barulho omnipresente que se repete a qualquer hora do dia...uma torneira mal fechada na cozinha, gotas de água batendo em cadências rítmicas na pia de aço inoxidável e o som vai-se repetindo como um murmúrio fastidioso. Devido ao medo que tens de todos os teus fantasmas voltas a dormir de luz acesa. No entanto penetras na obscuridade total cada vez que caminhas em camisa de dormir, arrastando pelas paredes da sala...voltaste a caminhar de braço dado com toda a ansiedade, sem a ousadia necessária para sair de casa, temendo por tudo o que haverias de encontrar para além daquela porta...olhas para a cover dos teus lp's...ouves a Nico...a morte acompanha-a na sua voz e tu por sua vez acompanhas ela com a tua voz quase sussurrante...tentas elevar-te com seu sotaque teutônico, narcótico e distante...como que anunciando o grande final de tudo num esplendor de branco vestida. 
Antes de a deixares instalar-se pela tua casa tenta recordar antes a Veneza que nunca viste e Buenos Aires...sim, onde poderás reencontrar-te de novo com a tua pronúncia espanhola.

(what the hell i'm trying to say anyway...to be continued...)




quinta-feira, 2 de julho de 2015

obscure thoughts

"When one door is closed, don't you know that many more is open?"
Robert Nesta Marley







Bukowski mood



"I was born into this. 
Walking and living through this...
We are dying because of this 
and we are muted because of this...
Castrated! 
Debauched! 
Disinherited because of all this...
Fooled and used by this....
Pissed on by this, 
Made crazy, sick and violent by this.
Made inhuman..."

quarta-feira, 1 de julho de 2015

what's in between







what's the name 
that you never unfold 
where's the story
you never ever told
weaving to a new dance 
a laughing sun to a sea
a cruel glance to insanity


the gods above all 
- will they see, now 
what's in between?!


All that we never believed in


which disguise, in whatever comes
 with a vicious laughter
makes it a higher price, a new destiny 
in the plateau 
while spirits runs free
able to still hear 
those tremulous 
voices in dreams,


"come this way,
come to me"