Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Kradiolina Nicotine - O primeiro concerto

Terei visto o meu primeiro concerto na mesma noite em que apanhei a primeira grande bebedeira. Foi um concerto em Lagos de uma das poucas bandas de culto que a cidade de Portimão teve, os Kradiolina Nicotine. Infelizmente, talvez por falta de motivação para se auto promoverem, nunca terão passado de uma banda de culto também no universo das demo-tapes e das fanzines do underground nacional, tivessem eles mantido activos creio que poderiam ter chegado ao nível de uns Bizarra Locomotiva ou de uns Mão Morta, mais duas referencias minhas a nível nacional. Aproveito também para dizer que apesar de o nome da nossa banda, tirando algumas das músicas mais conhecidas (Alma Mater,Opium, etc) nunca fui um grande fã de Moonspell. Mas respeito-os apesar de tudo, a primeira vez que os ouvi ainda se chamavam Morbid God e foi numa compilação chamada A Birth of a Tragedy em que participavam outros grandes nomes do metal nacional como os Shrine,Thormenthor ou Genocide. Creio que terei ouvido esta compilação pela primeira vez sensivelmente na mesma altura que o concerto, ou seja em 1994. Em relação ao nosso nome, terá surgido apenas por causa de uma banda de Crust/Punk com o nome de Wolfpack cujo o álbum se chamava Lycanthro Punk.
Voltando ao meu primeiro concerto. Recordo-me que tinham dois vocalistas, sendo que um deles com o seu estilo à Jello Biaffra ficou-me na retina.Tenho pena que até mesmo dentro da cidade os KN só tenham sido realmente apreciados por uma geração mais velha que a minha. Vi mais bandas como eles passarem praticamente despercebidas durante anos a fio, foi o caso por exemplo dos Mad Lynn e dos Mudo as Maria em Faro ou de uns obscuros Bell Witch de São Bartolomeu de Messines.
Foram bons tempos, os vividos entre vários concertos e festivais locais em que vinham pessoas de todas as partes do Algarve (desde V.R.S.A. a Sagres) para verem concertos de bandas de malta que mal sabia tocar em escolas e outros locais improvisados. Tudo apenas e só pelo convívio e pelo amor à música.

Também tenho algures um vídeo de um concerto deles com Mozart Meets Chaos, duas bandas outsiders no meu meio adolescente de que gostava bastante e até gostaria de converter isso um dia para o You Tube.


                                   






Sem comentários:

Enviar um comentário