Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Kradiolina Nicotine - o primeiro concerto


Foi um concerto em Lagos de uma das poucas bandas de culto que a cidade de Portimão teve, os Kradiolina Nicotine
Infelizmente, talvez por falta de motivação para se auto promoverem, nunca terão também passado de uma banda de culto apenas no universo das demo-tapes e das fanzines do underground nacional. Tivessem eles permanecido activos creio que poderiam até ter atingido níveis semelhantes a uns Bizarra Locomotiva ou a uns Mão Morta (isto falando apenas de duas de minhas referências pessoais a nível nacional).

Aproveito também para dizer que apesar do nome da nossa banda, tirando algumas das músicas mais conhecidas (Alma Mater,Opium, etc) nunca fui um grande fã de Moonspell.

Mas respeito-os apesar de tudo, a primeira vez que os ouvi foi numa compilação chamada A Birth of a Tragedy .Terá sido um dos vocalistas dos Bell Witch, uma banda dessa simpática vila de "metaleiros", São Bartolomeu de Messines, quem nos emprestou o Vinyl. 
E em que participaram igualmente vários nomes do metal nacional como os Shrine,Thormenthor ou Genocide



Penso que os Moonspell ainda durante uma fase bem inicial da carreira, terão inclusive chegado a tocar tanto em Messines como em Lagos se bem me recordo.
Concertos esses que não tive oportunidade de assistir por ser ainda bastante puto,mas recordo-me de rasgar um dos cartazes com os logos quase indecifráveis e de o levar para casa.

Em relação ao nosso nome, esse terá surgido apenas por causa de uma banda de Crust/Punk com o nome Wolfpack cujo o álbum se chamava Lycanthro Punk.


Mas voltando ao meu primeiro concerto a que assisti. 

Recordo-me que eles tinham dois vocalistas, sendo que um deles com o seu estilo mais à Jello Biaffra ficou-me na retina. 

Tenho pena que até mesmo dentro da cidade os KN só tenham sido realmente apreciados por uma geração mais velha que a minha. 

Vi,várias bandas como eles, passarem praticamente despercebidas durante anos a fio, parentes pobres de uma obscura cena algarvia mas sem por isso não deixar de estar cheia de talento e vivacidade. Recordo-me por exemplo dos Mad Lynn e dos Mudo as Maria em Faro ou dos já referidos obscuros Bell Witch em São Bartolomeu de Messines ( atenção por favor não confundir com os actuais Bell Witch que tocam funeral doom, muito mais populares certamente que estes alguma vez  terão sido) 
Da histórica cidade medieval de Silves, surgiram os Teasanna Satanna (uma das primeiras bandas que eu conheci em Portugal tocando Black Metal fora do circuito de Lisboa/ Porto ou seja o circuito dos F.N.I, Decayed,Morbid God ou Candle Serenade). 

Havia uma vertente mais psicadélica que me agradava neles e que me influenciou posteriormente de alguma forma, tornei-me mais próximo do primeiro vocalista, que actualmente é professor de história e lecciona em Lagos. 
E neles havia de facto inicialmente, essa procura por uma ligação histórica, por um certo passado pagão da nossa região algarvia, não havia apenas aquele "satanismo" desinformado que me parece por vezes demasiado habitual. 
Curiosamente alguns membros do T.S. formariam mais tarde Mystical com o Bob Sneijers (ex.Fungus, In tha Umbra) banda que sempre considerei como uma espécie de sequela de todas estas primeiras tentativas .

Foram bons tempos, os vividos entre vários concertos e festivais locais a que vinham  pessoas assistir de todas as partes do Algarve (desde V.R.S.A. até Sagres) para verem em escolas e outros locais improvisados,concertos de malta que por vezes mal sabia tocar, mas sentia-se um feeling genuíno, uma entrega única a tudo o que faziam.
Tudo apenas e só pelo convívio e amor à música.

De referir também, que redescobri algures um vídeo de um concerto deles com Mozart Meets Chaos, duas das minhas bandas outsiders preferidas no meio adolescente em cresci.
Faz-me bastante confusão como é que nenhuma delas tem sequer registos de concertos ao vivo no Youtube.

Espero poder corrigir essa lacuna em breve.




                                 

















Entretanto consegui descobrir o cartaz do dito concerto graças ao trabalho de pesquisa dos gestores da página Sci-FuzZ no facebook.










4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Já arranjei o cartaz.Agora só faltava era arranjar o video ;)

      Eliminar
  3. E muitos anos depois, lá vim "desenterrar" este pequeno pedaço de história da música local aqui da minha cidade.

    Esse vídeo seria algo de mesmo MUITO precioso. Ainda haverá esperança?

    Obrigado.

    ResponderEliminar