Pesquisar neste blogue

terça-feira, 9 de março de 2010

Eraserhead



                                                   * Eraserhead - David Lynch( 1977)


  Finalmente tive o ensejo de ver a primeira longa-metragem do realizador norte-americano David Lynch. No âmbito do ciclo do Fantasporto que está a decorrer esta semana (de 8 a 12 de Março) no Teatro das Figuras em Faro, o filme que iniciou este ciclo dedicado ao horror e ao fantástico foi nem mais do que o clássico underground Eraserhead.
   Como qualquer conhecedor da biografia de Lynch certamente saberá, durante o seu período académico este realizou 4 curtas metragens:Six Men Getting Sick (1966), The Alphabet (1968), The Grandmother (1970) e The Amputee (1974). Embora eu ainda só tenha tido a oportunidade de ter visto uma destas curtas, a sensação que existe é que estes filmes recorrendo muitas vezes à técnica do Stop motion (técnica de animação de fotograma em fotograma),tentavam seguir aquela que ainda hoje será referência principal no cinema de Lynch,a escola Surrealista. A interpretação dos sonhos freudiana que nos surge em muitos dos seus filmes, lembra-me Cocteau ou Buñuel e por vezes,recordam-me também filmes que Lynch deve ter visto e admirado vezes sem conta na sua Academia de Belas Artes.Como por exemplo, o filme Dadá de Fernand Leger, Ballet Mecanique (1924).
  Para tentar compreender melhor este Eraserheadprocurei então todas as referências que acabei de referir mas de facto não é um filme fácil.Este foi um projecto de cinco anos realizado sobre grandes dificuldades, tendo o realizador recorrido constantemente a ajudas financeiras de familiares e amigos para conseguir finalizar o filme.
  O bizarro,o absurdo e o horror se misturam e o que vem à tona é o lado mais obscuro do subconsciente.Fica-se com a ideia de um sonho distorcido, paramos de pensar, a "história" processa-se como uma hemorragia de sequências e imagens nonsense .Este Cadáver Esquisito Lynchiano mostra-nos como a cabeça do pai de uma criança deformada pode ser utilizada para fabricar lápis borracha, isto tudo nos sonhos da personagem,daí o nome Eraserhead. 

Ok. Pelo menos isto creio ter entendido. Mas que filme estranho.


"in heaven...everything is fine..."





3 comentários:

  1. Sim,até agora estou a gostar bastante:)
    Também gosto muito da rubrica que fazes no JL.
    Obrigado por deixares aqui o teu comentário na minha humilde casa:)
    Um grande abraço para ti também.

    ResponderEliminar
  2. hey man nice blog i been cruising this one a couple of times. i just wanted to let you know that i go private. You only recently followed my blog so if you want to keep that up please put any email you use in the comments, i won't publish it, just send you an invitation.
    peace

    ResponderEliminar