Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Diários de Bordo - Vilar de Mouros





As memórias de um festival ficam quase sempre em loop pelas nossas cabeças da mesma maneira que a terra se entranha pelos poros enquanto regressamos a casa de mochila às costas, subnutridos e após várias noites mal dormidas. A primeira memória que me ocorre de Vilar de Mouros é a de chegar à Ponte Velha assistindo a todos os que nadavam no riacho perto das árvores. Fumando, e uma rapariga com tranças passava por mim sorrindo. Oiço-a dizer algo em espanhol ao vizinho e subitamente apercebo-me o quanto lindo é o sotaque uruguaio, assim como eram os seus cabelos loiros e o sorriso fácil deixando no meu intimo um pronúncio bastante positivo para tudo aquilo que viria a ser o resto do festival. Fui desprendendo a voz aos poucos à medida que me ia deixando seduzir por esta espécie de liberdade que funcionava muito melhor de noite. Num certo dia,talvez mesmo no último, após algumas horas de convívio com uns tipos alentejanos resolvi ir para dentro da tenda com o intuito de ler um livro, mas não me conseguia concentrar para tal...a erva e o vinho fluíam furiosamente, encostei o livro e sem conseguir adormecer muito por culpa da treta dos gemidos de um casal numa das tendas ao lado da minha que assim se iam entretendo sem qualquer tipo de preocupações a foder...até que finalmente adormeci entrando numa espécie de sonho estranho em que comunicava com grupos de pessoas minúsculas que viviam em grutas divididas junto do rio que se encontrava perto de nós. Algo como n' As Viagens de Gulliver e tudo tão assustadoramente real que quando despertei nem parecia que tinha chegado mesmo realmente a adormecer.




O principal motivo que me fez deslocar ao Minho este ano foi o facto de o Bob Dylan ir lá tocar, o que creio que acontecia pela segunda vez em nosso solo em mais de 40 anos de carreira. Numa das edições anteriores de Paredes de Coura já tinha sido a estreia de um outro grande senhor canadiano de Ontário, que se viria a tornar mítica. E se a prestação do bardo-profeta americano do Minnesota, tantas vezes comparado a Shakespeare pelo número infindável de obras "do outro mundo" nesta edição do festival seria pelo menos para mim uma desilusão pela sua prestação alienada, quase totalmente desprovida de contacto. O canadiano por sua vez e a banda Crazy Horse brindaram todos os presentes com mais de duas horas de um show imparável,destilando o mais puro rock n' roll à chuva. Diz quem viu que este será mais um daqueles concertos inesquecíveis feitos para perdurar para sempre no imaginário pessoal de todos os amantes de música em Portugal.






Como o Dylan não deixou ninguém gravar nada do concerto dele...ficam aqui alguns apontamentos de dois dos concertos que mais queria ver. PJHarvey e The Cure.









Sem comentários:

Enviar um comentário