Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de maio de 2020

a génesis do rock






Tal como na Génesis, o capitulo da sagrada escritura hebraíca a linha que separa o rock da religião é ténue. Os mitos personificados equiparam se aos ícones da Capela Sistina. A mais intensa forma de expressão, massificação e força interventiva...que criou fenómenos e cultos à sua volta semelhantes a qualquer outra religião milenar . O Rock devolveu a esperança, desde o grito dos escravos que penavam pelos campos de algodão dos seus donos. O rock nasceu assim desse mesmo grito, proveninente do primeiro escravo negro a pisar a "Terra Nova" ( a América das oportunidades). À medida que o escravo afundava-se na cultura local o grito sofisticava-se, assumindo novas formas e assim servindo de suporte às canções do trabalho forçado. Desenvolvendo-se principalmente através de cântigos religiosos (muitos deles obedecendo a esquemas de parada e resposta - um pouco à imagem das nossas tradicionais desgarradas). As curiosas "canções de menestréis" eram muitas vezes sátiras representativas de episódios biblícos e a supostos herois como Cristovão Colombo, sendo este por vezes representado por negros com o rosto pintado de branco. Penso que foi daqui igualmente que terá partido a inspiração do Bob Dylan, durante a sua Rolling Thunder Revue, que em cada actuação pintava o rosto de branco. Janis Joplin por sua vez afirmava que preferia cantar a música dos negros "para roubar o dinheiro aos brancos". Na verdade todos os grandes artistas negros de blues e mais tarde de rock foram inicialmente "assaltados" por artistas brancos, veja-se o caso dos recentemente falecidos Chuck Berry e Little Richard. A Bessie Smith esta por sua vez acabou por falecer depois um acidente de automóvel em consequência de ter visto o seu internamento ser lhe negado num hospital sulista. 
Quando surgiu o Blues, a linguagem deste novo estilo musical derivava essencialmente da chamada "blue note" ( blue neste caso traduz se aqui como "melancólico","triste"...).
 As notas de Blues eram também muitas vezes apelidadas como "dirty notes" por soarem dissonantes ao conservadorismo americano branco.
 Pois é...toda esta história da associação da música mais marginal ao demónio já é longa e a propósito de isto, recordo me sempre daquela música dos Ministry .

" Soon I discovered that this rock thing was true
Jerry Lee Lewis was the devil
Jesus was an architect previous to his career as a prophet
All of a sudden, I found myself in love with the world
So there was only one thing that I could do
Was ding a ding dang my dang a long ling long..."




Sem comentários:

Enviar um comentário